Terrários e arranjos

Como cuidar de um pequeno mundo natural sem dificuldades? Saiba tudo sobre os terrários

A B.E.N. acredita que o bem-estar é o resultado das nossas escolhas e da nossa harmonia com o que é natural, com a natureza. Sem esse equilíbrio interior e exterior, dificilmente conseguimos a plenitude que tanto desejamos, não é verdade? Por isso, nossos produtos são criados com o intuito de serem aquele ponto de paz em meio a rotina, e os terrários são um exemplo disso!

 

Em nossa empresa, fazemos cada terrário esperando que ele se torne uma companhia e um divertido passatempo para que os adquira. Mas é preciso saber cuidar desse sistema e entender mais para que o seu terrário fique bastante atraente e saudável, certo?

 

Inclusive, muitos não conhecem o que vem a ser um terrário e ficam com muitas dúvidas! Será que as plantas não morrem? Como que ocorre o crescimento em local fechado? Bom, pensando nisso, trouxemos esse artigo que explicará tudo o que você precisa saber em uma breve leitura.

 

Vamos nessa?

O que são Terrários?

Primeiramente, vamos começar explicando o que são terrários! 

 

O terrário é um pequeno jardim, montado de forma delicada e criteriosa dentro de um determinado recipiente, seja ele aberto ou fechado, geralmente de vidro ou cerâmica. Sabe aquele toque de natureza que é singelo, mas não passa despercebido? Esse é o terrário!

 

Ele é um tipo de arranjo ideal para embelezar pequenos locais e para aqueles que não tem muito tempo para se dedicar aos cuidados de vasos com plantas.

 

Os arranjos são feitos com plantas que ficam bem em ambientes abertos com claridade abundante. Diferente de vasos de plantas, os arranjos não possibilitam a drenagem da água  pois o recipiente não possui furo.

 

Terrários são ambientes fechados nos quais é possível cultivar certas variedades de plantas, sobretudo aquelas que prosperam em ambientes naturalmente úmidos e com sombra.

 

Esses microecossistemas autossuficientes (vamos entender mais sobre isso no decorrer da leitura) operam com base em ciclos semelhantes aos encontrados na Terra. Você sabia disso?

 

O terrário bem feito é aquele que oferece um habitat ideal para o cultivo de plantas tropicais e subtropicais, caracterizado por alta umidade, temperaturas constantes e exposição limitada à luz.

 

Essa configuração busca replicar o microclima encontrado em locais como florestas tropicais úmidas, como a Mata Atlântica, permitindo o cultivo de plantas que se adaptam a esse ambiente.

 

Ou seja: é um toque natural bem aí, no seu espaço!

Qual a diferença entre terrário aberto para fechado?

Os terrários são estruturas muito fáceis de manter, mas elas possuem suas particularidades, é claro. Os ecossistemas fechados não precisam ser regados sempre!

 

Na verdade, eles podem ser regados raramente só para manutenção do próprio sistema. (e sobrevivem, acreditem!), enquanto os abertos precisam receber água cerca de uma vez por mês variando conforme o tamanho e tipo de arranjo aberto.

 

Algo deve ficar em nossa mente é que a escolha dos tipos de planta deve ser bem pensada e você deve escolher um local com iluminação adequada, de acordo com as necessidades das plantas daquele ecossistema.

 

Geralmente, os terrários abertos, conhecidos como arranjos, são aqueles em que as espécies precisam de mais luminosidade e não precisam de tanta umidade do ar.

Por que as plantas sobrevivem em um terrário?

Agora, uma dúvida que sempre fica: por que as plantas sobrevivem nos terrários, mesmo os fechados?

 

Em um terrário fechado, que só é irrigado antes de fechar, por exemplo, as plantas têm a capacidade de prosperar graças a um ciclo inteligente de sobrevivência, assim como ocorre em nosso planeta Terra. Isso porque, à medida que a temperatura aumenta dentro do recipiente de vidro, a água presente no solo evapora.

 

Essa água se combina com o vapor de água liberado pelas plantas durante o processo de transpiração e fotossíntese, um fenômeno conhecido como evapotranspiração. Tudo muito bem articulado, não acha?

 

Dessa forma, a umidade gerada acumula-se nas paredes e tampa do terrário e, em seguida, retorna ao solo, onde é novamente absorvida pelas raízes das plantas. Esse ciclo hidrológico contínuo permite que as plantas tenham acesso à água de que precisam para sobreviver.

 

No interior do terrário, as plantas também realizam respiração, assim como as bactérias que habitam o substrato. Elas absorvem o oxigênio do ar e liberam dióxido de carbono para a atmosfera, um processo que ocorre durante o dia e à noite, principalmente pelas folhas por meio dos estômatos.

 

Além disso, as plantas executam um processo notável chamado fotossíntese, que envolve a conversão da luz em alimento (glicose). Esse processo ocorre na presença da luz, dentro ou fora de um terrário.

 

E não para por aí, viu? As folhas também desempenham um papel crucial nessa etapa, pois absorvem a luz, juntamente com o dióxido de carbono do ar e a água com sais minerais do solo, produzindo glicose, sua principal fonte de energia, e liberando oxigênio e água na atmosfera.

 

Por fim, esse sistema de trocas gasosas e ciclos de água permite que as plantas sobrevivam por longos períodos em um ambiente fechado como o terrário. Incrível!

 

Como são os cuidados com um terrário?

Dado todo o contexto sobre o que são terrários, assim como suas diferenças, chegou a hora mais esperada por muitos: como cuidar de um terrário?

 

Assim como foi dito anteriormente, essas estruturas não são complexas de serem cuidadas, mas alguns detalhes não podem passar despercebidos, por exemplo:

 

  • Os terrários nunca devem ser expostos ao sol direto ou ao calor intenso. O ideal é que fiquem dispostos em um ambiente com luz natural abundante. Algumas plantas se adaptam a luz natural e fria, por exemplo, os musgos. Então, sempre estude bem as espécies que estão compondo o terrário e siga as orientações para as necessidades delas;

 

  • Rega: no caso dos terrários fechados, a rega é feita somente na construção do terrário. Depois, não há necessidade de regar o recipiente por meses;
  • O terrário fechado  deve ser regado quando a terra estiver mais clara e não fizer mais aquela evaporação com gotículas no vidro explicada acima. Isso pode, sim, demorar meses sem precisar regar caso mantenha o terrário sempre fechado. Se a frequência de regas for alta a solução pode ser deixar o terrário aberto para que o excesso de água evapore e não afogue as plantinhas por ser um recipiente sem furos e drenagens.

 

  • Limpeza: sempre mantenha os vidros bem limpos e o solo também, porque isso evita que pragas e doenças se alastrem, além de preservar a beleza do espaço e das plantas, juntamente com a saúde delas.

Arranjos abertos

  • Contrário ao arranjo fechado, o sistema aberto precisa receber água cerca de uma vez por mês e, dependendo do arranjo, uma vez por semana. Para saber se é preciso realizar a irrigação, coloque um palito (ou, se preferir, coloque a ponta do seu dedo) no solo e, se o palito não reter terra, isto é, se não se sujar, significa que o solo já está seco. Então, você pode regar seu arranjo aberto cuidando para não regar demais, pois o arranjo não costuma ser como vasos com furo, em que a água em excesso sai pelo furo. Caso regue em excesso o excesso de água irá evaporar com o tempo, não tendo necessidade de regar por um bom tempo até que a terra fique novamente seca.;

 

  • Além disso, é preciso escolher um local com iluminação adequada, de acordo com as necessidades das plantas daquele ecossistema. Os arranjos abertos estão mais expostos e isso deve ser levado em conta, combinado?

 

Lembre-se sempre de manter o espaço limpo e bem cuidado, porque isso faz diferença no desenvolvimento saudável das plantas!

 

Um terrário é um verdadeiro amigo, especialmente para os amantes de plantas! Com ele, você desenvolve a sua criatividade, cria um hobby novo e, ainda, decora o seu espaço, tornando-o mais aconchegante, personalizado e harmônico, tudo o que mais precisamos nos dias de hoje, não é mesmo?

 

Cada terrário criado em nosso ateliê é feito através do amor pela natureza, e desejamos que essa mensagem chegue até você por meio dos nossos produtos e do nosso serviço!

 

Leia outros artigos do nosso blog e não deixe de conferir as novidades da nossa loja. Elas são feitas e pensadas em você.

 

Afinal, o natural é estar B.E.N.! Obrigada pela leitura e até a próxima.

Para encomendar seu terrário ou arranjo fale conosco através deste QR code do nosso contato:

Assinado: Claudia Glezer e Renata Salles

Social
Pague com
  • proxy-pagbank-v1
Selos
  • Site Seguro

BE.N Comércio Florista LTDA - CNPJ: 17.490.066/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2025