Quais são as formas utilização da aromaterapia?

A aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico, emocional e espiritual. 

Esses óleos essenciais são aplicados de diversas formas, seja por inalação, aplicação tópica ou através de massagens, e cada método pode proporcionar benefícios específicos. A origem da aromaterapia remonta a culturas antigas, como a egípcia, a chinesa e a indiana, que já utilizavam as propriedades curativas das plantas. 

Hoje, a aromaterapia é amplamente reconhecida como uma prática complementar na medicina holística, oferecendo uma variedade de tipos e métodos adaptados às necessidades individuais. No entanto, talvez você não saiba da variedade de tipos de uso que essa prática possui, não é mesmo?

Continue conosco na leitura e saiba mais!

Principais tipos de uso da aromaterapia

Por mais difuso que esse assunto já esteja, muitas pessoas ainda não sabem que existe mais de uma forma de utilizar a aromaterapia no dia a dia.

Bora conhecer algumas vertentes juntos?

Aromaterapia Inalativa 

Para começar, vamos falar da aromaterapia por inalação. Essa é uma das formas mais comuns de aplicação dos óleos essenciais. Pode ser realizada por meio de difusores, vaporizadores, sprays ou simplesmente inalando diretamente algumas gostas em um algodão ou fita olfativa.

A inalação dos óleos essenciais permite que as moléculas aromáticas sejam absorvidas pelo sistema olfativo e transportadas diretamente para o cérebro, onde podem influenciar áreas responsáveis pela regulação de emoções, memória e hormônios. 

Sendo assim, a aromaterapia inalativa é frequentemente utilizada para aliviar o mental,  o estresse, melhorar o humor, promover o relaxamento e tratar condições como ansiedade e depressão de forma mais rápida e eficaz.

Aromaterapia Tópica 

Agora, na aplicação tópica, os óleos essenciais são aplicados diretamente na pele, sempre diluídos em um óleo carreador, como o óleo de semente de uva, girassol ou amêndoas. Este método é mais lento e gentil e muito eficaz para tratar dores musculares, inflamações, problemas de pele e para promover a cicatrização.  Tem uma ação mais localizada.

Os óleos essenciais penetram na pele lentamente e entram na corrente sanguínea, oferecendo benefícios locais e posteriormente sistêmicos. A massagem aromaterápica é uma forma muito completa de aplicação tópica, combinando os efeitos dos óleos com os benefícios terapêuticos da massagem.

Aromaterapia Aquática 

Será que você sabia dessa forma de usar a  aromaterapia?

Este uso envolve a adição de óleos essenciais à água do banho. Porém tem algo importante a ressaltar. Os óleos essenciais tem este nome por serem ligeiramente oleosos. Portanto não se misturam fácil em líquidos. Por este motivo nesta forma de uso deve-se diluir os óleos essenciais em bases de sabonetes líquidas neutras sem cheiro para posteriormente colocar na banheira, bacia ou no corpo durante o banho. Este método é ideal para promover o relaxamento, auxiliando a mente e a respiração, aliviando tensões e estresse do dia a dia. Os óleos essenciais se dispersam na água quente, criando uma experiência sensorial completa que acalma o corpo e a mente. 

Banhos aromáticos são recomendados para ajudar no tratamento de insônia, estresse e fadiga.

Aromaterapia Oral 

Embora menos comum no Brasil, e frequentemente sujeita a controvérsias, a aromaterapia uso interno é perigosa. Os óleos essenciais são compostos quimicamente concentrados e podem causar danos ao sistema digestório e no metabolismo interno para absorção e excreção. Deve-se tomar um cuidado redobrado e só utilizar esta forma de uso por um com assistência de um médico especialista em uso interno de óleos essenciais. Eles estudam e utilizam os óleos essenciais como medicamentos e indicam em casos específicos sempre encapsulados para não causar riscos à saúde. 

Este método deve ser realizado apenas sob orientação de um profissional qualificado, pois nem todos os óleos são seguros para ingestão e podem causar efeitos adversos se utilizados incorretamente. Quando utilizado de forma apropriada, pode ajudar em tratamentos digestivos, fortalecer o sistema imunológico e combater infecções.

Aromaterapia Ambiental 

Por fim, nesta forma de uso da aromaterapia, os óleos essenciais são utilizados para purificar e perfumar o ambiente, criando uma atmosfera agradável e saudável. Pode ser feita através do uso de difusores de varetas e outros, velas aromáticas ou sprays de ambiente. 

A aromaterapia ambiental é eficaz para combater maus odores, repelir insetos e criar uma sensação de bem-estar em casa ou no trabalho. Também é usada para melhorar a concentração e a produtividade em espaços de estudo ou trabalho. Seu principal objetivo é trazer acolhimento e transformar a experiência das pessoas em seus ambientes.

A aromaterapia é uma prática rica e versátil, que oferece uma ampla gama de benefícios através de diferentes métodos de aplicação. Seja inalando, aplicando na pele, incorporando em banhos ou criando um ambiente mais saudável, os óleos essenciais podem ser poderosos aliados na busca pelo equilíbrio e bem-estar. 

No entanto, é importante lembrar que, apesar de seus inúmeros benefícios, a aromaterapia deve ser praticada com cuidado e, preferencialmente, sob orientação de um profissional, especialmente quando se trata de ingestão oral. Assim, a aromaterapia pode ser uma ferramenta eficaz e segura para promover a saúde holística, melhorando a qualidade de vida de forma natural e equilibrada.

Se você quer ter produtos de qualidade para realizar a sua aromaterapia com segurança, valorizando o seu bem-estar, acesse AQUI e confira os óleos essenciais 100% naturais da B.E.N. que esperam por você!

 

 

 

Social
Pague com
  • proxy-pagbank-v1
Selos
  • Site Seguro

BE.N Comércio Florista LTDA - CNPJ: 17.490.066/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2025